Quem sou?
Puma GTB
Corsa
A morte do V8
Som automotivo
Página principal
 
 
De frente
De traseira
De lado
Motor
Painel
No posto

 

Meu Puma GTB S2

Minha Juma!!!

Aqui está a realização do meu sonho! Meu próprio Puma GTB!
Tudo começou quando eu ainda estava no 2° ano do 2° Grau. Um cara que estudava no mesmo colégio que eu apareceu com um carro muito estranho. Parecia um Maverick com uma cara de Opala e, uma das coisas que mais me chamou a atenção, foi que o entre eixos parecia ser muito curto para aquele carro! Sei lá de onde eu tirei isso mas serviu para que eu ficasse analisando melhor o carro.
O que acontenceu foi que eu acabei ficando apaixonado por aquele carro. Nem sabia o que era aquilo mas já sonhava com ele.
Mais tarde eu descobri que era um Puma GTB (primeira série). Mas como? Até então eu só conhecia os "Puminhas" com motor de Fusca porem aquele não era... o que tinha embaixo do capô?
Foi graças a essas dúvidas que eu comecei a procurar mais informações sobre este carro e comecei a gostar ainda mais.
Quando eu comecei a fazer estágio eu jurei pro meu irmão que assim que eu fosse efetivado eu iria comprar um Puma! Ele só me xingava... "Pra que tu quer essa imundice? Puma não é carro!" mas eu nunca dei bola afinal, um cara que é apaixonado por um Corcel não saberia entender.
Quando eu fiquei sabendo que iria ser efetivado eu comecei a minha busca. Comecei procurando no RS mas não achava nada que prestasse então comecei a busca em outros estados. Achei umas duas em estado deplorável em São Paulo (uma delas tinha os faróis de 147!!!) e quase comprei (ufa!). O meu problema é que eu estava procurando o primeiro modelo pois eu não gostava da S2, achava feia sua frente e sua traseira. Esse modelo eu até achava anuncios mas nunca me interessei em olhar.
Então um dia achei uma que eu julgava ser o que eu queria. Uma GTB primeiro modelo amarela e em bom estado de conservação. Fiquei super animado e mostrei as fotos do carro para um amigo meu que tem vários carros antigos. A resposta foi tão desanimadora que cheguei a ficar triste... Ele me mostrou vários defeitos do carro só olhando para as fotos... Mas e agora, o que eu iria fazer? Ele se propôs a procurar uma para mim só que só aparecia com Santa Matilde lá em casa...
De repente, em uma janta do Veteran Clube, estava ele e meu irmão conversando e falando bobagens quando o meu irmão começou a tirar sarro da minha cara porque eu queria um Puma GTB. Foi aí que um véio que estava sentado a mesa parou, olhou bem sério e disse: " Quem quer um Puma GTB?" e meu irmão respondeu rindo que era eu... Aí o véio perguntou: " GTB S2 turbinada serve?" e eu disse que procurava o primeiro modelo mas queria dar uma olhada nessa do véio.
Quando a gente voltou para casa o meu amigo ficou me enxendo o saco para ir lá olhar e dizia que esse véio tinha os carros mais inteiros que ele conhecia e que eu não iria me arrenpender. Sinceramente, eu estava pouco me lixando. Não queria esse modelo e não tinha ido olhar nenhuma até então mas resolvi ir até lá só para conhecer o carro.
Alguns dias depois o Ben Hur (o meu amigo) passou aqui em casa. Me levou até a casa do véio e foi falando dos carros o tempo todo e eu pensando em uma desculpa para não comprar o carro.
Chegamos lá, uma casa simples, estava chovendo um pouco e o véio nos recebeu. Entramos e fomos direto até os fundos. Quando eu me aproximava eu vi. Aquela cena não sai da minha cabeça. Lá estava, parada em um canto, com a sua frente imponente virada para mim. Nossa, nunca tinha percebido mas o carro nem era tão feio assim como eu achava...
Então me aproximei e comecei a analisar os detalhes. O carro era perfeito. Por fora uma pintura linda, por dentro todo inteirinho com bancos em ótimo estado. Comecei a babar e quase chorei quando vi o volante. Sentei no motorista e não conseguia mais sair dali!!!
Foi então que ele abiru o capô! Era a coisa mais linda que eu já tinha visto!!! O motor todo rosa e com as tampas cromadas. Fiquei babando! Pelo preço que ele queria o carro estava barato! Aí ele começou a contar histórias (eu sabia que metade era mentira mas fiquei ouvindo)... Até o meu irmão gostou do carro e se apaixonou!
Voltei para casa e nem consegui dormir direito aquela noite. No outro dia eu fui lá e comprei o carro! Pena que eu não podia sair com ele pois estava chovendo...
Peguei o carro alguns dias depois e então entendi porque o véio me vendeu tão barato... O carro quase não andava! Achei que iria ter que chamar um guincho. Estava completamente desregulado, segundo o véio, então fui direto a um mecanico que meus amigos conheciam.
Chegando lá o mecanico estava tomando umas biritas em um bar próximo (só então eu me lembrei que era feriado!!!) mas veio para me ver. Antes ele não queria nem mexer quando viu o carro gostou e começou a analisar. Não sei se o Enio (o mecanico) já estava bêbado aquela hora mas, em pleno feriado, com a oficina fechada ele começou a testar e regular o carro no meio da rua mesmo! Ali eu vi a merda que eu tinha comprado. Para fazer andar ele pegou a bobina do Camaro dele, os cabos do Maverick de arrancada (tb dele) e as velas Accel. Aí regulamos e eu andei uma semana até comprar todos esses componentes para colocar no meu Puma. Achei que era só isso...
Na medida que eu ia arrumando uma coisa estragava outra. Só para vocês terem uma idéia eu fiz denovo a embreagem (me venderam dizendo que era de ceramica e era uma toda fudida), troquei o diferencial (depois de quebrar o de Opala que o véio tinha me jurado que era de Dodge), retifiquei a turbina (fumava tanto que parecia estar pegando fogo!), troquei a caixa, cardã, pneus e mandei refazer a eletrica. Pintei o motor denovo (a tinta estava horrível) e mandei cromar um monte de peças que ainda não estavam cromadas. Tive que trocar um monte de coisas no carburador pois já estava velho. Troquei as mangueiras, troquei a valvula de alívio (nem funcionava!), a de prioridade (estava meio ruim) e tive que arrumar a bomba d´agua e o radiador que estavam praticamente entupidos e o carro esquentava demais. Mandei arrumar os relógios de pressão do óleo, velocímetro, tanque e comprei novos (porque os que estavam no lugar estavam desligados) um voltímetro, pressão do combustível e temperatura do óleo.
Bom, para quem achava que não ia gastar muito porque o carro parecia inteiro eu me ferrei. Mas não me arrependo e hoje eu agradeço aqueles que me ajudaram nas horas que eu precisei (principalmente o Rico).
Hoje o carro está quase como eu quero. Quando eu digo quase não é que ele esteja ruim não! Eu sou muito chato e enquanto o carro não estiver perfeito (sem absolutamente nenhum detalhe ruim) eu vou achar que ele está "quase" pronto! Segundo meus amigos o carro está perfeito mas para o dono está "quase"...
Finalmente o meu sonho se realizou e eu tenho o meu GTB!!!

[Puma GTB] [V8] [Corsa] [ EU ] [Pipe´s Friends]
[Som e Carros] [Página Principal]

This Web Page was created on 22/06/97. Last update 05/05/02

This page hosted by Get your own Free HomePage

1